Agende sua Avaliação

Entre em contato com a Prime Odontologia Especializada 

41 | 3335-0137

41 | 3228-2223

Usar fio dental é tão importante quanto a própria escovação.

Tratamento para Ronco e Apneia

Tratamento para Ronco e Apneia, Tratamento de Ronco | Prime Odontologia

O ronco é um distúrbio respiratório que afeta 40% dos brasileiros e tende a aumentar com a idade.  Tal manifestação pode indicar outra doença, a apneia, quando há obstrução total da passagem de ar por mais de 10 segundos. Se não tratada, a apneia pode levar a problemas graves de saúde, como hipertensão, arritmia cardíaca e até um acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, quando apresentar os primeiros sinais, o paciente deve procurar ajuda especializada que indique o melhor tratamento.

Nem todas as pessoas que roncam têm apneia, mas, todos que têm a doença roncam. Em ambas as situações, a pessoa tem a qualidade do sono prejudicada: tem sono durante o dia, acorda frequentemente de madrugada, às vezes com dor de cabeça, e transpira em excesso enquanto dorme. Quando há a presença desses sinais, o paciente deve se consultar com um especialista que indique o melhor tratamento.

Às vezes o tratamento para ronco indicado é mudar hábitos de vida, como deixar de dormir de barriga para cima, de consumir álcool e fumar, além de perder peso e praticar exercícios físicos. Quando o problema está relacionado a amígdalas aumentadas, queixo pouco desenvolvido, respiração bucal e envelhecimento, o procedimento já é outro.

O tratamento engloba a atuação do Ortodontista e do Médico Otorrinolaringologista. Geralmente pede-se um exame de “polissonografia” para verificar quantas apneias o paciente tem por hora e a partir daí seleciona-se o tratamento correto. Em casos não extremos são utilizados aparelhos intraorais que propulsionam a mandíbula para frente, o que facilita a passagem de ar pela garganta. O Ortodontista realiza uma avaliação para verificar se o paciente pode se beneficiar do aparelho. Para quem apresenta apneia severa indicam-se o uso de máscaras CPAP, que mantêm a pressão positiva e o fluxo contínuo de ar nas vias aéreas ou intervenção cirúrgica adequada.

A Prime Odontologia Especializada oferece discrição e atendimento personalizado para os pacientes, que encontram em uma só clínica odontológica todas as especialidades da Odontologia. Entre em contato e faça uma avaliação com um de nossos dentistas especialistas para saber qual o tratamento para ronco mais adequado para sua situação.

Prime Odontologia Especializada

Clínica Odontológica em Curitiba
Av Republica Argentina, 2534 Sobreloja, Sala 4
Portão - Curitiba - PR
41 | 3335-0137
41 | 3228-2223
contato@odontoprimecuritiba.com.br